orador
 
 
     
 
   Filipe Santos
 
   
Hobbie:
Fazer desporto na praia – correr, jogar raquetes, volley, nadar - e, quando estou cansado, deitar-me na toalha a ouvir música e a ler o The Economist.
Animal:
Sinceramente não tenho um que destaque em particular. Foco-me muito nas pessoas.
Comida:
Peixe grelhado no carvão, comido com vista para o mar e em boa companhia
Livro:
O Senhor dos Anéis – um mundo fabuloso de fantasia e criatividade, com uma história complexa mas que, na sua essência, foca temas simples e centrais: a luta entre o bem e o mal, a corrupção do poder, a amizade, o sacrifício e a mensagem de que as pessoas mais importante e heroicas são por vezes as mais simples e indefesas.
Filme:
City of Angels – uma fábula romântica que fala de curiosidade, sacrifício em nome do amor, com bons atores, uma banda sonora fabulosa e, para mim, um dos filmes mais românticos de sempre. Uma escolha algo invulgar mas recomendo.
Qualidade:
A dedicação sincera a uma causa maior do que cada um de nós.
     
  Curriculum:
 

Funções Políticas

  • Filipe Santos é Presidente da Comissão Diretiva da Portugal Inovação Social desde Janeiro de 2015, iniciativa governamental criada no âmbito do Portugal2020 que visa promover a inovação e empreendedorismo social através do apoio a iniciativas de elevado potencial de impacto e da dinamização de um mercado de investimento social.
  • Foi Professor de Empreendedorismo no INSEAD desde 2003 a 2014. Nesta escola global de negócios foi diretor do Programa de Empreendedorismo Social (ISEP), tendo formado mais de 500 empreendedores sociais de todo o mundo. Entre 2009 e 2013 foi também diretor do Centro de Empreendedorismo do INSEAD (ICE). Filipe Santos ganhou vários prémios e menções honrosas por excelência no ensino no INSEAD e publicou mais de 10 casos de estudo internacionais, tendo ganho em 2012 o prémio EFMD pelo melhor caso do ano na categoria de Africa. A sua investigação nas áreas de empreendedorismo, inovação, e empreendedorismo social está publicada nas revistas científicas de gestão mais prestigiadas internacionalmente, tendo mais de 2500 citações no Google Scholar. Publicou em 2013 o livro - Manual para Transformar o Mundo, o qual é o primeiro guia para empreendedores sociais em lingua Portuguesa. Este livro resulta da metodologia de Bootcamp em Empreendedorismo Social que desenvolveu e que já formou mais de 1000 participantes em vários países.
  • É licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa em 1994 e Mestre em Gestão e Estratégia Industrial pelo ISEG –UTL em 1996. Foi assistente do Instituto Superior Técnico entre 1996 e 1998, onde foi membro executivo do Conselho Pedagógico e coordenador do Gabinete de Estudos e Planeamento. É doutorado em Management Science and Engineering pela Universidade de Stanford em 2003, tendo servido como Presidente do Conselho de Alunos Graduados de toda a Universidade e representante no Conselho da Universidade.
  • Filipe Santos é um perito internacionalmente reconhecido em temas de empreendedorismo, inovação social, e investimento de impacto, sendo orador de abertura em conferências como o Impact Investing for the Poor (Vaticano, Junho 2014) e o Global Impact Forum (Zurique, Outubro 2014). Em Portugal, foi cofundador em 2008 do IES – Instituto de Empreendedorismo Social, associação sem fins lucrativos que visa a dinamização do setor de inovação e empreendedorismo social em Portugal através de investigação, formação e capacitação. Desempenhou pro-bono o cargo de Presidente do Conselho Estratégico do IES desde a sua fundação até 2014. Foi também presidente do conselho académico e científico para a metodologia ES+ de identificação de inovações sociais em Portugal. Esta metodologia esteve na base do projeto MIES que mapeou as inovações sociais Portuguesas e publicou resultados em Janeiro de 2015. Foi cofundador em Outubro de 2013 do Laboratório de Investimento Social e tendo assumido a supervisão científica até Dezembro de 2014.
   
  Intervenções
   
Inovação Social: reforçar a sociedade civil
  Recursos Usados:
   
Inovação Social: Reforçar a Sociedade Civil