NOTÍCIAS
 
 
Resumo do 2º dia

O segundo dia da Universidade de Verão de 2015 começou com a clássica aula «Falar Claro» de Carlos Coelho, acompanhado por Rodrigo Moita de Deus. Nesta aula, os alunos aprenderam algumas técnicas de comunicação, tanto relativamente ao contacto com a Comunicação Social, como conselhos para falar em público, sendo esta uma das bases de preparação dos trabalhos de grupo que os alunos apresentarão no decorrer da semana. 

A comunicação não é um concurso de elegância, é um concurso de eficácia”, disse Carlos Coelho, sendo uma das principais referências identificadas pelos alunos, numa aula cujo objetivo é potenciar as competências comunicativas dos participantes tanto do ponto de vista oral como escrito ou gestual. Por seu lado, Rodrigo Moita de Deus alertou: "Nós não falamos para os jornalistas, mas através deles".

Na sessão da tarde, com a presença da Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar o tema “Portugal com futuro: Finanças Públicas sustentáveis”. Com uma análise aos anos que antecederam abril de 2011, Maria Luís Albuquerque firmou que “o que aconteceu em Portugal não foi obra do acaso, nem um azar que tivemos”. A Ministra frisou que “O caminho de futuro para Portugal tem de ser outro. A recuperação do rendimento tem de ser sustentada e sustentável”, com a aposta nas empresas e na criação de emprego e no ajuste das contas públicas.

No primeiro jantar-conferência, contámos com a presença da Dra. Leonor Beleza, que respondeu às questões dos alunos em diversas temáticas. A tragédia no Mediterrânio, a Fundação Champalimaud e a Saúde.