A manhã de quarta-feira começou com a aula de Durão Barroso. Numa sessão em que o tema central foi a Europa, o orador esclareceu a questão “O que se passa com a Europa?”.
A crise do euro e a das migrações foram os temas centrais da análise feita pelo antigo presidente da Comissão Europeia. Sobre a resposta de Portugal perante a crise financeira, Durão Barroso afirmou que “Portugal deve ter orgulho em ter evitado o segundo resgate, quando nem os especialistas acreditavam”. Quanto ao problema das migrações, defendeu uma Europa de "portas abertas, mas não escancaradas", e deixou o alerta para o "esforço enorme" que é necessário fazer para a integração dos imigrantes.
A sessão da tarde contou com a sabedoria do Eng. Jorge Moreira da Silva, que apresentou a sua análise ao tema “O compromisso para o Crescimento Verde”.
O Ministro do Ambiente frisou três áreas determinantes ao crescimento verde, sendo estas o ordenamento do território, o arrendamento e a reabilitação urbana. Jorge Moreira da Silva explicou aos alunos da Universidade de Verão a importância da realização de reformas sustentáveis tendo como objetivo o compromisso assumido na área do crescimento verde, afirmando que “em Portugal conseguimos fazer aquilo que era altamente improvável” e com isto conclui que “é possível compatibilizar competitividade com sustentabilidade”.
O segundo Jantar-Conferência contou com a presença de Henrique Leitão, Prémio Pessoa 2014, que apresentou aos alunos uma brilhante explicação sobre o fundamento e valorização da análise histórica da ciência.