O quarto dia desta Universidade de Verão começou com o debate sobre a “Internet hoje: Garantir a liberdade ou reforçar a segurança?” uma temática bastante próxima à geração mais jovem. Nesta sessão, contámos com a presença de Pedro Sousa e Fernando Resina da Silva que apresentaram diferentes argumentos à questão colocada. Legislação, educação e segurança foram referências utilizadas por ambos os orados, onde Fernando Resino da Silva defende que a aposta em legislação é um ponto a salvaguardar a segurança da utilização da informação. Pedro Sousa afirma “temos que apostar em educação, preparar os jovens para o pensamento crítico” numa era em que a internet é um centralizador de informação.
Após o almoço, os alunos apresentaram e discutiram os seus trabalhos de grupo.
Sob o tema “Afastamento dos Jovens da Participação Cívica e Política”, os alunos identificaram razões que conduzem a este afastamento, estratégias a seguir e medidas a tomar com o objetivo de aproximar os jovens da política.
Neste debate, foram destacadas medidas de aproximação dos jovens à política através da definição de estratégias de comunicação estruturadas para a juventude, bem como a importância da formação cívica.
À noite, tivemos como convidado Nuno Melo que fez uma análise aos últimos exercícios eleitorais realizados na Europa, como o caso da Grécia e do Reino Unido. O eurodeputado passou aos alunos uma mensagem positiva sobre as eleições de 4 de outubro, focando "a governação possível e responsável" da coligação. "Acredito que venceremos as eleições porque merecemos, tal e qual não merecem os socialistas e por isso se há justiça eleitoral nesta terra perderão as eleições em outubro de 2015", afirmou.