A manhã de sexta-feira começou com a aula sobre “Inovação Social: reforçar a sociedade civil”, com Filipe Santos. O orador falou aos alunos da importância dos projetos de inovação social (empreendedorismo social), como meio para a transformação da sociedade civil fomentando a inovação social. "A melhor forma de criar nova riqueza é através do empreendedorismo", defendeu Filipe Santos.
Na parte da tarde, Miguel Poiares Maduro e Manuel Castro de Almeida expuseram o tema “Portugal 2020: Crescimento e Emprego”.
O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional defendeu o crescimento com qualidade, com aposta na competitividade e internacionalização da economia, sendo o Portugal 2020 um meio para alcançar este objetivo. "Regressámos finalmente a convergir com a Europa", afirmou Poiares Maduro.
Manuel Castro de Almeida destacou que "a prioridade deixou de ser o investimento público e passou a ser o investimento privado e deixou de ser nas infraestruturas e passou a ser na competitividade e internacionalização da nossa economia".
O quinto dia desta Universidade de Verão terminou com o Jantar-Conferência que teve como convidado o líder da bancada Parlamentar do PSD, Luís Montenegro. Numa análise à atual legislatura, falou aos alunos sobre os valores do PSD, frisando o trabalho realizado pelo Governo. Ao longo destes quatro anos, indicou o líder da bancada parlamentar, tivemos de "superar o derrotismo, o pessimismo, o bota-abaixismo dos partidos da oposição".