Luís Marques Mendes
Acha que as eleições na Grécia, antecipadas pela demissão do primeiro ministro, influenciam as legislativas de 2015? Por comparação com Portugal, todo o caso grego vai pesar bastante nas nossas eleições. Primeiro, porque Portugal só teve um resgate e a Grécia já vai no terceiro. Segundo, porque a Grécia volta a ter um reforço de austeridade, enquanto Portugal já a está a reduzir. Terceiro, porque os portugueses percebem que Portugal é um caso de sucesso e a Grécia um exemplo de fracasso. Quarto, porque a aventura do Syriza só agravou a vida dos gregos. E, finalmente, porque António Costa cometeu a imprudência de se deixar associar ao Syriza e agora paga a factura desse erro. A Grécia é um pesadelo para o PS.
Henrique Leitão
Quais são hoje os grande desafios como historiador da ciência? O grande desafio é académico. Isto é criar e montar grupos de investigação, e uma geração nova de historiadores especializados nesta disciplina específica, com os parâmetros académicos internacionais.
Henrique Cymerman
Passados 70 anos da 2ªGuerra Mundial e da perda de milhões de vidas humanas, porque acha que continuamos a ignorar situações como a Síria, Gaza e África? A complexidade do conflito é óbvia, porque dura muito tempo. Nos últimos 25 anos, vimos muitas tentativas de chegar a um acordo. Grande parte delas foram frustradas. Isso tem sobretudo que ver com o facto de Israel não ter sido ainda aceite por grande parte do mundo árabe.
Eu acabo de vir de um encontra “não público” com líderes árabes de todo o mundo. Dizia-me um líder saudita que o mundo árabe ainda não aceitou o direito de Israel a ter um estado no médio-oriente. Mas ele diz que a não aceitação parte da opinião pública, dos intelectuais. Segundo ele, os governos já perceberam que Israel está aqui para ficar, mas há uma brecha entre o que pensam os líderes e o que pensa o povo.
Isso é consequência de muitos anos de incitamento à violência contra Israel e é muito difícil mudar esse sentimento. E o pior é que isso fez também crescer dentro de Israel o setor mais radical. Um setor minoritário mas que desenvolve ações mais sonantes.
Manuela Ferreira Leite
"Falar Verdade" e "6 meses sem democracia" são 2 expressões que ficaram ligadas às Legislativas de 2009.
As pessoas demonstram falta de confiança e pedem sinceridade e verdade aos políticos!
Acha que estão preparadas para isso?
Nuno Melo
Iniciativas como o Concurso Nacional de Jovens Agricultores que co-organizou várias vezes podem ajudar a internacionalizar alguns dos nossos bons produtos?
Luís Montenegro
Houve uma renovação de cerca de 60% nas listas de candidatos a deputados do PSD. Acredita que esta mudança pode ajudar a aumentar a confiança dos portugueses no projeto da Coligação?
Leonel Vieira
A nova versão do 'Pátio das Cantigas" já é um dos dez filmes portugueses mais vistos da década com apenas um mês de exibição desde a sua estreia. Qual é a expectativa em torno dos próximos remakes: "O Leão da Estrela" e "A Canção de Lisboa"?
Maria de Fátima Bonifácio
A sua produção científica centra-se na revalorização da história política e biográfica. Numa altura de descrença política em que nos encontramos como acha que a podemos revalorizar no presente?
Marco António Costa
Como podemos contribuir para que a sustentabilidade da Segurança Social seja uma realidade segura?
José Matos Rosa
Como é ser o secretário-geral do PSD?
Daniela Ruah
Como Portuguesa que leva o nosso país além fronteiras, que conselhos tens para dar, a nós os jovens, que procuramos ser bons profissionais nas nossas áreas de intervenção?
Achei Curioso
Apesar de ter sido um dos jantares conferência mais longo que tivemos, o Dr. Luís Montenegro cativou do início ao fim.
Desafio do JUV
José Manuel Durão Barroso está hoje na UV. Esta aula será capa do próximo JUV e o título é sugerido por ti.
Cria um título curto e assertivo.
Zeca Mendonça, o respeitado e experiente assessor de imprensa do PSD, escolherá a melhor proposta! Uma Construção Baseada em Valores.
A Europa em Crescimento!
Queres aparecer na capa do último JUV?
É fácil: escreve um sms de despedida aos teus colegas uvianos deste ano. Não ultrapasses os 100 caracteres, com espaços. Como desconhecidos viemos, como amigos daqui saímos.