PARTICIPANTES
 
 
     
 
  João Fortes
   
Grupo Cinzento
Distrito:
Évora
Concelho:
Mourão
Hobbie:
Ler
Animal:
Cão
Comida:
Arroz de Pato
Música:
Beatles
Livro:
Siddhartha
Filme:
Citizen Kane
Gostaria de Ser:
Gestor Hoteleiro
     
    Intervenções
   
Portugal com futuro: Finanças Públicas sustentáveis
Internet hoje: Garantir a liberdade ou reforçar a segurança?
Jantar-Conferência com o Dep. Luís Montenegro
Assembleia Extraordinária (Apresentação dos Trabalhos de Grupo)
    Pergunta a ...
   
Simão Ribeiro
Como encaras uma possível reorganização da rede estrutural do Ensino Superior, nomeadamente no que toca à fusão entre Politécnicos e Universidades de menor dimensão?
Há duas análises distintas que temos de fazer perante a rede de ensino superior. Antes da reorganização da rede de instituições de ensino superior e da reorganização interna das instituições temos de terminar a aplicação de um primeiro filtro de qualidade, que permita uma limpeza aos cursos sem qualidade. Posteriormente então devemos falar da reorganização da rede das instituições, reorganização essa que deve responder aos critérios definidos a priori para esse novo mapa. Devemos reorganizar com base numa melhor adequação e articulação da oferta formativa não só entre as instituições mas também com o tecido economico e social. Na minha opinião, a cooperação e articulação entre instituições de ensino superior (independentemente da sua natureza jurídica, isto é, do seu carácter universitario ou politécnico) tem de ocorrer em função da qualidade do ensino e da investigação. As figuras que dão resposta a essa necessidade de articulação podem ser a fusão como podem ser integrações de grau intermédio como o consórcio. Nesse sentido, e de uma forma mais direta, encaro positivamente as fusões, integrações ou consórcios que permitam maior cooperação entre as instituições, maior cooperação e competição entre docentes e investigadores e demais ganhos de escala sem prejuízo das devidas autonomias científicas.
Luís Marques Mendes
Qual a sua opinião sobre a reestruturação da rede de ensino superior público no Alentejo? Centralização e fusão de pequenas instituições formando consórcios ou manter a soberania e funcionamento de cada Universidade/Politécnico?
Daniela Ruah
Quais as principais diferenças que sentiste a nível do funcionamento politico, sendo os EUA uma nação com um sistema partidário distinto- o federalismo?
    Achei Curioso
   
  • A maioria dos indivíduos sócios, em termos psicologias, não retenha as memorias durante um longo período de tempo, ou seja memoria de peixe.
  •