Como analisa as declarações do Dr. António Costa em que referiu que partilha "uma identidade de pontos de vista muito signifiativa" com a Dr.a Manuela Ferreira Leite? Vê alguma possibilidade de a ex-líder do PSD integrar as listas do partido socialista às próximas eleições legislativas?
Estranho foi que o Dr. António Costa não tivesse aproveitado para afirmar a sua identidade programática com a ex-presidente do PS, Maria de Belém Roseira.
Ao afirmar-se próximo de uma ex-presidente do PSD, que foi um rosto de oposição a um governo do PS quando António Costa era n.º 2 do partido, o Secretário-Geral do PS deu mais uma vez nota da sua atual desorientação.
Finalmente, por mais próximo que António Costa se afirme da Dra. Manuela Ferreira Leite, tenho a certeza de que ela jamais se aproximará das suas ideias ou projeto. Afinal, essas ideias e projeto são uma segunda versão do “governo Sócrates”.
A "regra de ouro" defendida pelo PSD, que visa estabelecer um limite constitucional ao défice orçamental, não compromete necessariamente a flexibilidade do Governo, sobretudo no que toca à sua capacidade de reagir a crises?
A “regra de ouro” é exigente e comporta algumas limitações, é verdade. Mas a questão essencial é outra: justiça intergeracional. A “regra de ouro”, com a flexibilidade possível, é o garante da solidariedade entre gerações: evita que um governo de conjuntura gaste sem controlo a riqueza que as gerações seguintes vão gerar.
Sendo líder da Bancada Parlamentar do PSD, e considerando que o número de Deputados se encontra no limite máximo permitido pela Constituição, é a favor ou contra a redução do número de deputados na Assembleia da República?
Houve uma renovação de cerca de 60% nas listas de candidatos a deputados do PSD. Acredita que esta mudança pode ajudar a aumentar a confiança dos portugueses no projeto da Coligação?
Que políticas têm sido seguidas para fomentar a inovação e a investigação ligadas aos programas de investimento de forma a reter o nosso imenso capital humano ?
Sabendo das dificuldades de empregabilidade na área do direito, como explica que, ao contrário do que aconteceu nos cursos de engenharia civil recentemente, os estudantes continuem a procurar os cursos de direito?
Considera que o que vier a suceder nas eleições gregas, a 20 de Setembro próximo, bem como nas eleições espanholas, a 27 de Setembro, influenciarão a campanha e o resultado das eleições legislativas portuguesas de dia 4 de Outubro?
Tendo em conta os milhares de jovens que já saíram do nosso país e tratando-se da geração mais qualificada que o nosso país já viu, gostaria de saber que medidas acha que devem ser tomadas ou então as medidas que o governo já tomou e pretende dar realce? Numa palavra defina esta geração?
A redução do investimento dos EUA nas Lages pode significar o fim da presença militar americana numa base que foi essencialmente para travar várias regras: contra alemães, russos e terroristas.
Apesar da politica de contenção de custos assumida pelos EUA em relação à base Açoriana, o mesmo não se parece verificar em relação à base de Moróu de La Frontera em Sevilha. Os EUA querem converter o complexo militar espanhol na base permanente de resposta a crises no continente africano. Afirmou que era uma pretensão portuguesa para as Lages como alternativa ao esvaziamento. Ainda vê futuro nestas pretensões, ou o Governo considera outras alternativas?
Como líder de bancada do PSD na AR, como avalia o desempenho dos deputados da JSD e a importância do seu exemplo para incentivar uma formação política alargada e mobilizadora da juventude?